Barra Mansa Lembra Dia da Consciência Negra, mas Feriado é Desrespeitado
Atos culturais, feijoada e missas afros lembram o dia da consciência negra em Barra Mansa, mas a principal avenida da cidade manteve o comércio aberto, desrespeitando o feriado.

Já pela manhã duas missas afros, organizadas pelas pastorais afro do município, foram realizadas na Matriz de Santa Cruz, no bairro Vila Nova e na Matriz de São Sebastião, no centro da cidade. Logo após, militantes do movimento negro e pessoas sensíveis a causa da igualdade racial se reuniram no Corredor Cultural para atividades culturais, feijoada, feiras, desfiles e outros, tudo muito bonito e bem organizado. Diversos militantes do Partido dos Trabalhadores de Barra Mansa participaram dos eventos.
Estranhamos, no entanto, o movimento na Avenida Joaquim Leite. A principal avenida da cidade estava lotada de gente, carros e praticamente todas as lojas abertas . Perguntamos: Por que o feriado estadual não foi respeitado? Por que a prefeitura não regulamentou ou fiscalizou o fechamento do comércio no município? O feriado em homenagem ao líder e herói negro, Zumbi dos Palmares, é menor do que os outros? Entendemos que não e neste momento de tanta intolerância, mais ainda é necessário o respeito, a lei que instituiu o feriado, e a história e memória do povo negro.
